História

Por sentirmos a necessidade de prestar à comunidade feirense uma Educação inovadora, com parâmetros cada vez mais avançados, em que os nossos futuros alunos despertassem para a importância da consciência crítico-analítica, fortalecendo-os para o poder da análise e da reflexão, nós, do Grupo Anísio, fundamos o Colégio Anísio Teixeira – CAT em novembro de 1977. Instalamo-nos inicialmente em duas salas alugadas pela Escola Castro Alves durante todo o ano de 1978. Em 1979 transferimo-nos para um prédio localizado na Avenida Getúlio Vargas. Em 1981, em uma casa residencial situada na Avenida Getúlio Vargas, foram construídas salas de aula para o nosso funcionamento provisório.

O desejo de alcançar sonhos cada vez mais inovadores no sentido de se educarem jovens e prepará-los para a vida levou-nos a adquirir um terreno na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Em virtude de a educação que estávamos proporcionando aos nossos jovens estudantes ser uma das mais modernas e dinâmicas, precisávamos de um prédio com avançadas instalações a fim de que concretizássemos mais uma etapa de sucesso. Fizemo-lo com muita garra na certeza de que constantes sonhos se estariam realizando, o que comprovam os dados estatísticos divulgados pela mídia.

Passaram, então, a ser rápidas e precisas as nossas decisões. Através de contratações dos melhores profissionais de Feira de Santana e dos Colégios de Salvador, o Colégio Anísio Teixeira destacou-se logo como um dos melhores colégios da Bahia. As constantes aprovações nos concursos vestibulares só vieram ratificar o que a mídia em geral já noticiava, pondo-nos em primeiríssimo lugar na preferência do alunado feirense e de cidades circunvizinhas.

Sem perdermos a perspectiva de que vivemos em um mundo globalizado, logo, com incomensurável competitividade, além de termos tantas experiências acumuladas no decorrer desses anos de CAT, tudo nos leva a crer que a realidade de tantas descobertas e avanços científico-tecnológicos só nos tem deixado espaços para arrojados e excepcionais voos no tocante às propostas pedagógicas.

Assim, temos um compromisso a ser professado: a qualidade do ensino que oferecemos deve ser também um exemplo a ser seguido por todos aqueles que realmente estão interessados em modificar-se através do ensino qualificado, preparando os jovens que, indubitavelmente, farão muito sucesso e estarão na vanguarda de todos esses avanços, corroborando, pois, um dos maiores objetivos do Anísio Teixeira.

Por reconhecermos que os nossos voos devem ser cada vez mais precisos e gradativos, há alguns anos fundamos o Anísio Pré-Vestibular, também considerado o melhor de Feira de Santana e região.

Um dos passos mais importantes que demos, certamente, foi a criação da Faculdade Anísio Teixeira, instalada em sede própria, edificada especialmente para fins educacionais, atendendo a uma solicitação antiga de centenas de pais e alunos.