FAT

CPA

Apresentação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, é o novo instrumento de avaliação superior do MEC/Inep. Ele é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avaliará todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

As informações obtidas com o SINAES serão utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Baseando-se nestes princípios, o processo de Autoavaliação Institucional da FAT – Faculdade Anísio Teixeira será coordenado pela CPA – Comissão Própria de Avaliação.
A avaliação interna ou autoavaliação terá como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

Autoavaliação Institucional da FAT obedece a duas principais etapas:

a) Autoavaliação Institucional, conduzida pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, fundamentando-se nas Diretrizes para Avaliação das Instituições de Ensino Superior e no Roteiro de Autoavaliação Institucional (CONAES);

b) Avaliação Institucional Externa, realizada por comissões externas designadas pelo INEP, segundo diretrizes do CONAES.

Etapas do Processo

O processo de Autoavaliação da FAT – Faculdade Anísio Teixeira é desenvolvido em três momentos, com a participação dos diferentes atores e segmentos que integram a comunidade acadêmica, constituindo-se das etapas:

a) Sensibilização da comunidade acadêmica buscando o seu envolvimento na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários, entre outros. Cabe ressaltar que a sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas, pois sempre haverá sujeitos novos iniciando sua participação no processo: sejam estudantes, sejam membros do corpo docente ou técnico-administrativo;
b) Levantamento de dados e informações (primários e secundários), através de formulários e grupos focais e elaboração de relatórios parciais:
c) Elaboração do relatório final, apresentação dos resultados à comunidade acadêmica e divulgação dos resultados aos diversos segmentos da sociedade.

A autoavaliação se justifica pelo fato de a FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA já ter implantado o processo avaliativo institucional visando ao aperfeiçoamento contínuo do ensino, da pesquisa, da extensão, da administração e da gestão acadêmica, na constante busca de saber: quem somos e o que pretendemos ser, remetendo-nos a um processo de reflexão sobre a natureza, a missão, quais são as características e pretensões da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA, delimitando metas e propondo ações, visando à melhoria da qualidade de ensino.

Membros

Profª. Jamylle Santana da Fonseca
Coordenadora CPA

Milena Santana Santos
Representante do Corpo Técnico-Administrativo
 
Prof. Antonio Anilson Rodrigues da Silva
Representante do Corpo Docente
 
João Marcelo Azevêdo Gomes
Representante da Sociedade Civil Organizada
 
Bruno da Silva Santos
Representante do Corpo Discente

Arquivos Anexos

Editais

Relatórios

Links Importantes

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Rolar para cima