Feira de Santana ganha novo Centro Universitário

Fundada em 2001 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do semiárido baiano por meio da formação de cidadãos e profissionais altamente qualificados, a FAT passou a operar como Centro Universitário (UNIFAT). A portaria de credenciamento foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 09/05, e assinada pelo Ministro da Educação, Dr. Camilo Sobreira de Santana. Este é um marco muito significativo para a educação da Bahia e de Feira de Santana, em particular, pois comprova a elevada qualidade do trabalho que a instituição tem realizado com sua experiente equipe de mestres e doutores.

Agora, emancipada à condição de Centro Universitário, a instituição terá mais autonomia para iniciar uma nova etapa em sua caminhada, investindo de forma mais incisiva em atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando sempre o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. “É um novo capítulo que se inaugura na história da FAT, mas os valores e objetivos que nortearam a sua trajetória até aqui continuarão a guiá-la no cumprimento de sua missão, que é formar profissionais bem preparados para o mercado de trabalho e cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária”, destaca o Prof. Antônio Walter, Diretor Geral da instituição.

A transformação da Faculdade em Centro Universitário traz consigo um leque de benefícios que impactam diretamente a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. Esse status lhe permite, por exemplo, ter acesso a mais recursos para impulsionar atividades de pesquisa, contribuindo de forma mais ampla para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade. A instituição ganha também autonomia para oferecer uma variedade maior de cursos e programas de pós-graduação em comparação com as faculdades. Isso permite que os alunos tenham mais opções para escolher de acordo com seus interesses e objetivos profissionais.

A transformação da FAT em UNIFAT não significa apenas uma mudança de status, mas a renovação de um compromisso que a sua Direção assumiu, há mais de duas décadas, com a geração e a difusão do conhecimento, com a preservação dos valores democráticos, culturais e com a valorização das conquistas científicas.

Confira a Portaria de nº. 458 do Ministério da Educação credenciando a Faculdade a funcionar como Centro Universitário: